.

.
O Pibid promove a integração da universidade com a comunidade. Aprimorando a formação dos estudantes , que tem a oportunidade de experimentar a iniciação à docência nas escolas públicas da região. Contribui também para a melhoria da qualidade das instituições onde eles atuam e dos próprios cursos de licenciaturas da Universidade

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Projeto " Vestigios de uma vida".


Plano de Aula

Data: 23 de Agosto de 2013

Horário: 8hs às 10hs

Turma: Alunos do 4º ao 7º Ano

Objetivos:

·         Ouvir, expressar-se verbalmente, compartilhando e valorizando a experiência de vida dos colegas e professores através de técnicas de integração.

·         Conhecer a vida dos alunos, compartilhando falas que envolvam questões do cotidiano na comunidade onde vivem.

·         Apresentar imagens cômicas ligadas a morte para os alunos fazerem relações, bem como desenhos.

·         Criar uma representação sobre a morte partindo das imagens visualizadas, através do desenho.

Conteúdos:

·         Integração

·          Fotografia e vídeo

·         Relatos do cotidiano

·         Desenho

Procedimentos e atividades:

1º momento:

Será feita a apresentação da coordenadora, bem como dos acadêmicos para a turma, com uma breve explicação sobre o projeto e o que ocorrerá durante este semestre, cujo o tema morte.

2º momento:

 Os alunos relatam fatos do cotidiano, onde descrevem locais e acontecimentos de mortes das pessoas da comunidade, fazem uma reflexão sobre o tema proposto. Neste momento a professora organiza materiais e pesquisa que os alunos deverão trazer para a próxima aula. Cada aluno deverá trazer o nome e a fotografia de uma pessoa significativa na sua vida para início dos trabalhos.

3º momento:

Técnica de integração “Um garotinho chamado Amor”.

A acadêmica organizará as cadeiras em forma de um círculo, e em seguida passará no quadro as palavras e o gesto correspondentes a cada uma.

Gestos e palavras:

Garra= pula

Paz= aperto de mão

Amor= abraço

Sorriso= troca de lugar

Bem Vindos= bater palmas

Era uma vez um garotinho chamado amor. Amor sonhava sempre com a paz. Certo dia sonhou que a vida só teria sentido quando ele descobrisse a paz, e foi justamente nesse dia que Amor saiu à procura da Paz. Chegando ao colégio onde estudava, encontrou seus amigos que tinham um sorriso nos lábios e foi nesse momento que Amor começou a perceber que o sorriso dos amigos transmitia muita paz, pois sentiu que a paz existe no interior de cada um de nós basta terem um sorriso. E nesse momento, com seu pensamento voando, a turma gritou bem forte Amor, Amor, Amor! Você encontrou a paz que procurava? Amor respondeu com muita garra. Sim encontrei a paz, pois ela existe em cada um de n’os. Basta  saber dar um sorriso. Então traga a paz, o sorriso e a garra, para junto de nos. De um sorriso e sejam bem vindos!

 

 

 

4º Momento:

O professor Luciano, mostrará imagens do tema proposto, de uma forma cômica, para que os alunos tenham a liberdade, de desenvolver trabalhos utilizando o conceito da morte de várias formas.

A seguir será entregue folha A4, para cada aluno fazer um desenho sobre o tema proposto, representando a sua idéia de morte. Os trabalhos serão expostos no mural da escola.

Recursos:

·         Aparelhos tecnológicos ( câmera fotográfica, data show)

·         Slides sobre representação da morte.

·         Lápis, borracha, folha A4 e lápis de cor.

Relatório e Avaliação:

            No relato das histórias do cotidiano os alunos se expressaram de uma forma natural, relatando com detalhes vários assassinatos que ocorreram no bairro.

            Apesar, do tema ser algo forte, que mexe com os sentimentos de cada aluno, ao transpormos as imagens sátiras os alunos, através do desenho brincaram com o tema proposto.

Para muitos alunos o tema é algo do cotidiano e vivenciam situações de assassinatos no dia a dia alguns alunos demonstraram receio.

Nas falas sobre morte alguns alunos falaram sobre ausências na sua vida, pais que não faleceram mas são lembrados como ausentes.

           

Foto 1: Apresentação de imagens sobre a representação da morte nos desenhos animados.

 

Foto 2: Alunos desenhando com auxilio do professor Luciano, o personagem escolhido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.