.

.
O Pibid promove a integração da universidade com a comunidade. Aprimorando a formação dos estudantes , que tem a oportunidade de experimentar a iniciação à docência nas escolas públicas da região. Contribui também para a melhoria da qualidade das instituições onde eles atuam e dos próprios cursos de licenciaturas da Universidade

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

E.M.E.F. Projeto Olhares II-Agafos

Como continuidade do projeto anterior, Olhares II-Afagos surgiu a partir da necessidade do grupo escolhido de reconhecer-se e reconstruir-se no contexto escolar. Afirmando-se através da exploração das identidades próprias e de seus colegas.
Na primeira aula do projeto pedimos aos alunos que observassem suas mãos e as desenhassem, em diferentes posições. 
As cores usadas  para colorir representavam a alegria e satisfação em concluir a proposta.  Ao final cada aluno recortou suas mãozinhas e colocaram em um folha A3, dispondo-as  de forma aleatória.Os trabalhos foram expostos na sala de artes do PIBID e apreciados pelos alunos no final da atividade.Como segunda etapa do projeto, os alunos utilizaram gase gessada para realizar a tarefa.. Foi realizada uma explicação sobre o recurso a ser utilizado e feito um exemplo rápido com a mão da professora.
Seguido da explicação aos alunos, os mesmos foram separados em duplas. Cada aluno realizou a atividade na mão do outro colega. Assim o dono da mão podia apenas auxiliar na atividade, já que dispunha apenas de uma mão livre, pois a outra estava sendo decalcada. Cada professor conseguiu acompanhar uma dupla, assim podendo auxiliar no que fosse necessário. Os alunos gostaram de manipular materiais diversificados. Muitos alunos tinham dificuldade de manter a mão parada durante a secagem, o que acabou causando a quebra de algumas mãos que tiveram que ser coladas, enquanto outros estavam maravilhados com o procedimento e adorando manusear a gaze gessada. Em geral os alunos gostaram muito do resultado. Um aluno específico teve dificuldade para olhar sua mão após concluída, não queria ver o resultado final. Foi bastante relutante, porém quando colocamos a mão para a secagem, o aluno foi se aproximando aos poucos e assim observando todas as mãos, até chegar a sua. Ao final da aula este foi o último aluno a sair da sala, pois estava apreciando os decalques das mãos.
Na segunda aula os decalques voltaram para os alunos para que agora os mesmos colorissem artisticamente cada um, assim explorando sua criatividade. Foi disponibilizado para os alunos diversas tintas e os deixamos livres para que suas criatividades fruíssem. Ao final da aula, os alunos deixaram seus decalques secando e organizaram a sala de artes. Após a arrumação foi realizada uma confraternização, simbolizando o final da atividade e o Dia das Crianças que seria no sábado dia 12/10. Os alunos ganharam refrigerante, bolo, cookies, bolachinhas e pizza. Os alunos comeram com muita tranquilidade e enquanto saboreavam o lanche, conversaram entre eles e com os professores. Os professores confraternizaram junto com os alunos, assim estreitando os laços.  










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.