.

.
O Pibid promove a integração da universidade com a comunidade. Aprimorando a formação dos estudantes , que tem a oportunidade de experimentar a iniciação à docência nas escolas públicas da região. Contribui também para a melhoria da qualidade das instituições onde eles atuam e dos próprios cursos de licenciaturas da Universidade

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Nova oficina Começa na Escola Adolfina


O grupo da Escola Adolfina da as boas- vindas ao nosso novo colega Adilson que a partir desta começa a realizar as atividades em nosso grupo.
Esperamos que o PIBID,as propostas planejadas e feitas durante as oficinas lhe auxiliem neste caminho docente. 
Ele começa as suas atividades com um grupo de alunos realizando o projeto Técnicas e Poéticas de Pintura e Desenho com uma turma de alunos,onde fará a pintura de um muro com as crianças com o Tema sobre castelos....

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Como foi a Semana da Criança na Escola Adolfina

Semana da criança na escola Adolfina:
Nesta semana tão especial do Dia das Crianças,comemoramos fazendo uma surpresa para os alunos da turma FE 5 B da Escola Adolfina onde as acadêmicas  coloridas e contagiadas da magia da infância realizaram pintura de rosto nos alunos,que com sua imaginação fizeram aranhas,corações e estrelas criarem vida em frente a espelhos.
C R I A N Ç A
facebooktwitterorkut397
Entre a inocência da infância e a compostura da maturidade,há uma deliciosa criatura chamada criança. Embora se apresentem em tamanho, pesos e cores sortidos, todas as crianças tem o mesmo credo: aproveitar cada minuto de todas as horas de todos os dias e protestar ruidosamente ( pois o barulho é sua única arma ) quando seu último minuto é decretado e os adultos os empacotam e os colocam na cama. Crianças são encontradas em toda parte: em cima de, embaixo de, dentro de, subindo em, balançando-se no, correndo em volta de, pulando para... As mães as adoram, irmãos e irmãs mais velhos assuportam, adultos as ignoram, o céu as protege. Uma criança é a verdade com o rosto sujo, a beleza com um corte no dedo, a sabedoria com um chiclete no cabelo, a esperança do futuro com uma rã no bolso. Quando você está ocupado, uma criança é uma conversa fiada, intrometida e amolante. Quando você deseja que ela cause boa impressão, seu cérebro vira geléia ou ela se transforma numa criatura sádica e selvagem empenhada em destruir o mundo ao seu redor. Uma criança é um ser híbrido: o apetite de um cavalo, a energia de uma bomba atômica de bolso, a curiosidade de um gato, os pulmões de um ditador, a imaginação de um Julio Verne, o retraimento de uma violeta, o entusiasmo de um bombeiro e quando se mete a fazer alguma coisa é como se tivesse cinco polegares em cada mão. Gosta de sorvete, canivete, serrote, pedaços de pau, bichos grandes, dos pais, sábados, domingos e feriados e mangueiras d água. Não é partidária do catecismo, escola, livros sem figuras, lições de música, colarinhos, barbeiros, agasalhos, adultos e "hora de dormir". Ninguém se levanta tão cedo , nem chega tão tarde para o jantar. Ninguém se diverte tanto com árvores, cachorros e mosquitos. Ninguém é capaz de colocar num só bolso: um canivete enferrujado, uma maçã comida pela metade, um metro e meio de barbante, um saco plástico, dois chicletes, três moedas, um estilingue e fragmentos de substância ignorada. Uma criança é uma criatura mágica; você pode mantê-la fora de seu escritório, mas não pode expulsá-la de seu coração. Pode pô-la fora da sala de visitas, mas não pode tirá-la de sua mente. Queira ou não, ela é seu captor, seu dono, seu patrão, um nanico, um saco de encrencas. Mas, quando, à noite você chega em casa com suas esperanças e seus sonhos reduzidos a pedaços, ela possui a magia de soldá-los num segundo, pronunciando duas simples palavras: "alô papai, alô mamãe"....


sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Oficinas meninas e meninos da Eugênio.

Na oficina de hoje as meninas começaram um projeto de pintura em tecidos para uma futura bolsa e elas já estão a mil,gostaram da idéia! Postarei uma foto dos tecidos pintados em andamento!

Na oficina dos meninos eles estão trabalhando em cartão postal experimentando aquarela,giz carvão na oficina de hoje!

domingo, 7 de outubro de 2012

Encerramento do projeto "Quem Somos'' Arnaldo Grin

Nesta última terça-feira encerramos o projeto "Quem Somos", com muitas abelhas, favos e flores distribuidas pela escola!
Colocamos em uma parede as flores e os favos(ou alvéolos), formando uma enorme colméia. Logo encima, penduramos as abelhinhas, surpreendendo à todos que passavam pelo corredor.
Cada aluno colou suas flores, recebendo muitos elogios dos professores e funcionários da escola.
Nossa oficina encerrou com várias fotos e alguns vídeos dos alunos, explicando como funcionaram as atividades nas oficinas e o que aprenderam com elas.
Para nós, acadêmicas, foram satisfatórias as oficinas. Desde a exibição do filme, até a finalização, com a cooperação de cada aluno ao colar seus trabalhos na colméia. O trabalho em equipe, entre professores e alunos, nos surpreendeu bastante, e temos certeza que os alunos também saíram realizados desta oficina.
Segue algumas fotos,e em breve o vídeo com os depoimentos!



quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Início de oficinas de teatro com turma nova- Francisco Xavier Kunst


No dia 18 de setembro, os acadêmicos Pâmela e Cleber iniciaram as atividades de Teatro com uma nova turma na escola Francisco Xavier Kunst.
As atividades de lançamento foram Jogos Dramáticos que são responsáveis por desenvolver no aluno coletividade, desinibição, sensibilidade e imaginação. A expressão seguida de reflexão sobre si mesmo, conhecer-se, experimentar seu corpo e projetar-se, conhecer o outro, o espaço e o tempo.
Foram aplicados Jogos como: Alongamento Corporal, Apresentação Estilizada, A casa de Jornal, dança das Dobradiças e Narração de história com relaxamento.
Os alunos gostaram muito das atividades aplicadas. Os acadêmicos percebem esse desafio como mais um no intuito de formar cidadãos mais sensíveis e reflexivos. 


 

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Oficina de Abelhas e Flores -Arnaldo Grin




Na semana passada, ainda com a temática das abelhas, levamos os alunos para o pátio da escola. Lá mostramos à eles as diversas flores que nos cercam, e lembramos da importância das abelhas para a existência das flores nos nossos jardins.
Na sala de aula pedimos para que eles lembrassem das flores que vêem durante o trajeto casa/escola e que vimos no pátio. Em seguida propusemos a construção dessas flores no papel, utilizando do desenho e da colagem.
Hoje dividimos as turmas em 2 grupos : um concluía as flores; e o outro terminava os últimos detalhes das abelhinhas.
Os alunos estão interessados na conclusão das oficinas, perguntando sempre como farão com as abelhinhas e  se as levarão para casa. Muitos se preocupam com detalhes pequenoss, como as asinhas e o ferrão de cada abelhinha, confeccionando cada um o seu, com a sua identidade.
As próximas oficinas serão para a conclusão do projeto, onde cada aluno colará em uma superficie seu favo,sua flor e sua abelhinha, formando assim uma enorme colméia.



sexta-feira, 21 de setembro de 2012

OFICINA COM PINTURA SPRAY EM PAINÉIS NA ESCOLA ADOLFINA


Oficina  com pintura spray em painéis

Na visita a universidade Feevale os alunos viram desenhos com spray nos muros e ficaram maravilhados, queriam fazer isso na escola também.
Fazendo uso de dois painéis criaram com estêncil e os resultados foram surpreendentes,  pois estavam motivados. Nos surpreenderam também pois fizeram recortes com maior agilidade.O tema não havia sido escolhido e, sem combinarem foram recortando palavras, símbolos,gírias.Como pode,a gíria que muitas vezes é banida do ambiente escolar era necessária,e foi usada como uma forma de expressão mais forte que as palavras habituais.















Chegaram a conclusão que o spray proporciona maior facilidade de 
criação, “não pegam ”dizia Josué,podem fazer sobreposições de cores,as marcas não ficam tão rígidas.
A aluna Miriã fez várias descobertas através da sobreposição das cores e o trabalho ficou lindo!







































As manchas que foram sendo criadas despertou a curiosidade da aluna,foi algo espontâneo.Dizia ela: “parecem planetas,com muitas luzes chegando”.

Como é visível quando há encontro entre o material artístico e seu manipulador, no caso os alunos. A alegria e envolvimento  ficam visíveis através da vontade de criar,de fazer e refazer, de tentar mesmo que fique borrado.Este borrado no o spray torna-se parte do trabalho,é fato  e temos que lidar com isso...nesta oficina conseguimos sentir nossos alunos através de seus trabalhos. É possível que nosso olhar tenha mudado e o deles começado a ser mostrado.