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O Pibid promove a integração da universidade com a comunidade. Aprimorando a formação dos estudantes , que tem a oportunidade de experimentar a iniciação à docência nas escolas públicas da região. Contribui também para a melhoria da qualidade das instituições onde eles atuam e dos próprios cursos de licenciaturas da Universidade

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Projeto "Vestígios de uma vida".


 

VESTÍGIOS DE UMA VIDA

REFLEXÕES SOBRE A MORTE NA ARTE

 

                                                                                  CAVALCANTI,Catia Marlova[1]                                                                                                               BRAVO, Simone[2]

        FERNANDES, Luciano Machado[3]

MELLO, Jaiana Regina[4]

         MENGUE, Elaine[5]

 

    BERTANI, Caroline[6]

                                                                                           PAVANI, Andrea Regina[7]

 

RESUMO

 

Com o objetivo de oportunizar a participação dos alunos em um processo de elaboração e criação artística, o presente trabalho insere o fazer plástico dos alunos do Ensino Fundamental na obra da artista plástica Cátia Cavalcanti.

Conhecendo a trajetória da artista e identificando o tema proposto com a realidade em que os alunos estão inseridos, integramos o fazer com reflexões do cotidiano. O tema proposto Morte, sempre velado no ambiente da escola, vem através do trabalho romper barreiras de preconceito e dominância das relações de poder que ocorrem na periferia. Apresenta-se o fazer, tendo como base a "Pedagogia Triangular" de Ana Mãe Barbosa[8], onde realizamos uma contextualização entre a leitura do mundo em que os alunos se inserem, o fazer partindo desta leitura, e a integração deste fazer na participação e elaboração da obra de arte: Vestígios de uma Vida, da artista Cátia Cavalcanti.

 

PALAVRAS – CHAVE:  Morte. Vestígios. História. Cultura. Apropriação. Autoria da obra de arte. Representação plástica. Dança.

 

 

 

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

 

O trabalho VESTIGIOS DE UMA VIDA, desenvolvido nas oficinas de arte oferecidas aos alunos do ensino fundamental, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Eugênio Nelson Ritzel, em parceria com a Universidade Feevale, dentro do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID – Artes Visuais, busca apresentar a aplicação prática da "Proposta TRIANGULAR[9] ", no fazer artístico dos alunos.

A parceria para desenvolvimento deste trabalho, ocorreu quando o tema proposto: MORTE veio de encontro a realidade do cotidiano em que a escola se insere, situada em uma região de periferia, com carências múltiplas, onde a convivência  com a morte muitas vezes trágicas e estas ausências fazem parte do ambiente escolar. O tema sempre velado, principalmente pelas relações de poder imposta pela sociedade em que os alunos vivem, era quase que estabelecido como um tabu dentro da escola.

A proposta de participação dos alunos, dentro da obra apresentada pela artista plástica Catia Cavalcanti, trouxe para as oficinas o rompimento destas barreiras em relação ao tema, um resgate histórico favorecendo a ampliação do conhecimento cultural destes alunos, uma vez que a informação recebida pelos mesmos é manipulada pela mídia e o contato com o fazer artístico, trazendo reflexões sobre a AUTORIA da obra de arte e a APROPRIAÇÂO de imagens simbólicas (CAIXÕES).

Muitas são as reflexões a serem desenvolvidas dentro deste trabalho, apresentaremos

parte da pesquisa qualitativa, onde coletamos dados da vida cotidiana dos alunos, o resgate histórico através do conhecimento de celebridades mundiais, o fazer dentro da obra de arte e as reflexões através de relatos das aulas ministradas nas oficinas do PIBID- ARTES.

 

PALAVRAS – CHAVE:  Morte. Vestígios. História. Cultura. Apropriação. Autoria da obra de arte. Representação plástica. Dança.

 

 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

Segundo Áries (1975)[10]:

 " A partir do Século XVII começou-se a questionar a coexistência dos vivos e dos mortos,  e são percebidos sinais de intolerância com os mortos. Esta intolerância, caracterizada sobretudo pela não discussão do tema morte, segundo o historiador francês, não se fez presente no discurso literário e na expressão artística, que, ao contrário, muito bebeu do assunto."

 

Entendendo a importância de um trabalho aprofundado sobre o tema e buscando na arte o rompimento de barreiras, preconceitos, e favorecimento da  escuta dos alunos inseridos em um ambiente de extrema violência e realização de reflexões sobre o cotidiano, desenvolvemos no espaço da arte um lugar para tratar de um assunto velado nos bancos escolares. Trazer para a sala de aula as diversas formas de ver a morte, representadas historicamente na arte, e buscar através destas vivências as manifestações artísticas dos alunos é tratar e refletir sobre a ESTESIA[11] e CINESTESIA[12], podendo analisar o fazer artístico partindo dos movimentos e influências que o meio e a proposta de trabalho exercem sobre a transformação no fazer, fruição e inspiração.

Segundo a artista Cátia Cavalcanti, "no projeto Vestígios de uma Vida, levamos a pesquisa biográfica de personalidades históricas e também pessoas da vida dos integrantes do fazer artístico, exercendo o pensamento nos que se foram e o repensar da sua importância." Neste resgate histórico das personalidades, trazemos para o conhecimento dos alunos uma CULTURA ELITIZADA, ou seja, a mídia de acesso da periferia filtra muitos aspectos culturais e históricos fazendo com que os alunos sejam afastados culturalmente da sociedade formal e cultural. Com este trabalho, ampliamos o conhecimento cultural dos alunos e os apropriamos de relações históricas comuns da sociedade ( resgate histórico).

            A apropriação de um símbolo (caixão), para representação do fazer artístico, também faz um paralelo reflexivo a ser desenvolvido no projeto, entre o BELO, SIMBÓLICO e a ARTE, muito utilizado na POP ART. Segundo a Enciclopédia de artes Visuais do Itaú Cultal[13]:

"A arte pop de Richard Hamilton, Rauschenberg, Jasper Johns, entre outros, concede nova importância aos objetos comuns e à vida ordinária, numa tentativa de comunicação direta com o público por meio de signos e símbolos retirados do imaginário que cerca a cultura de massa e a vida cotidiana"

 

A definição do trabalho segundo a própria artista Catia Cavalcanti, nos refere:

 

"No ciclo da vida somos todos iguais, mas nossa trajetória nos torna diferentes. A Morte nos iguala, então a conscientização que a vida nos ensina de todas as formas e que deve ser vivida intensamente e na arte a possibilidade de representação da saudade , realçando e trazendo de forma exploratória o resgate de pessoas esquecidas historicamente e a quebra da velação deste tema, revela a idéia geradora da obra"

 

Todo trabalho apresentado é uma experiência prática do ensino da arte baseado na Proposta TRIANGULAR de Ana Mae Barbosa, segundo ela:

 

 “Arte/Educação é todo e qualquer trabalho consciente para desenvolver a relação de públicos (crianças, comunidades, idosos, etc.) com a arte, como em um diálogo em que um está dentro do outro. Segundo a autora: a contrução dos conhecimentos em Arte, acontece na contextualização histórica (conhecer a sua contextualização histórica); no fazer artístico (fazer arte); na apreciação artística (saber ler uma obra de arte), transformando o fazer em REENCANTAMENTO."[14]

 

OBJETIVOS

 

Baseados na Pedagogia Triangular, refletir sobre a realidade (relacionando conceitos de AUSÊNCIA, MORTE),  estabelecer relações históricos biográficas e transformar as reflexões e os conhecimentos adquiridos em fazer artístico.

Participar da elaboração, criação, desenvolvimento do fazer, e exposição da obra de arte VESTIGIOS DE UMA VIDA da artista Cátia Cavalcanti.

Conhecer o real significado da AUTORIA na obra de arte, participando do trabalho: VESTIGIOS DE UMA VIDA, da artista Catia Cavalcanti, onde os alunos se colocam no lugar de coautores da obra. Trabalhar as questões relacionadas com a idéia geradora e a autoria da obra de arte, relacionando com os conceitos da POP ART.

Estudar o conceito de APROPRIAÇÂO, no uso de um símbolo( caixão) e a sua transformação em arte como suporte do trabalho.

Conhecer os conceitos de Estesia e Cinestesia, analisando as influências da realidade dos alunos, do tema proposto e dos relatos sobre as experiências individuais em relação á morte nas produções artísticas.

Ampliar os conhecimentos culturais, através das pesquisas biográficas desenvolvidas pelos alunos.

 

METODOLOGIA

O trabalho apresentado, é parte do desenvolvimento da pesquisa qualitativa exploratória, cujo significado, segundo Tabor[15],: “(...) aquela realizada em áreas sobre problemas dos quais há escasso ou nenhum conhecimento acumulado e sistematizado. Pela natureza de sondagem, não parte de hipóteses. Estas poderão surgir como produto final de pesquisa.”  A Pesquisa é realizada na comunidade escolar da E.M.E.F. Eugênio Nelson Ritzel, situada no bairro São José – Kephas, na cidade de Novo Hamburgo, e aplicada de forma prática dentro das oficinas de artes desenvolvidas pelo PIBID de Artes, em parceria com a Universidade FEEVALE.

Todo o projeto busca uma reflexão do fazer artístico dos alunos, dentro da elaboração da obra VESTIGIOS DE UMA VIDA, da artista Cátia Cavalcanti. O desenvolvimento das aulas oferecidas nas oficinas do PIBID – Artes, baseia-se na metodologia da Proposta TRIANGULAR .

 

RESULTADOS

 

Por se tratar de um trabalho em andamento, a pesquisa se encontra em fase de desenvolvimento, sendo o relato verbal das experiências dos alunos a principal forma de coleta de dados para desenvolvimento dos trabalhos propostos. Nesta coleta de dados, registramos as falas dos alunos relacionadas com a realidade em que estão inseridos e o tema MORTE. Nestes registros, surgiu o conceito de ausência, pois na sociedade atual, as famílias cujo modelo( pai, mãe, filhos), quase não existe, e os alunos convivem com estes sentimentos desde muito cedo.

Todos os integrantes do projeto de pesquisa, se apropriaram de conceitos relacionados a ARTE como forma de esclarecimento da proposta da artista plástica Catia Cavalcanti, também se utilizando do registro biográfico e visualização das suas obras onde  desenvolve suas obras no conceito de OBJETO e REPETIÇÕES. Todas as aulas ministradas nas oficinas do PIBID, desenvolvem o fazer artístico dos alunos relacionados com o tema, através da ornamentação de caixões partindo da pesquisa biográfica das celebridades que fizeram parte da historia mundial e a caracterização das pessoas que fizeram parte da história pessoal dos integrantes do grupo em estudo. Estes trabalhos artísticos individuais vão compondo a obra final da artista, que será exposta em locais que valorizam a arte( galerias, museus e locais públicos diversos).

Busca-se também, ofertar aos alunos o contato com diversas representações sobre o tema, desde as formas mais densas (mortes, assassinatos, acidentes fatais), até mesmo a representação de uma forma lúdica, utilizando o desenho animado como fonte de inspiração. Os trabalhos desenvolvidos utilizam-se da representação gráfica, para caracterizar o tema proposto e a musica para oportunizar as manifestações dos sentimentos através do corpo em movimento.

 

DISCUSSÕES

 

Ao tratar sobre o tema MORTE, podemos identificar claramente um preconceito social sobre o assunto, e apresentar o mesmo em um projeto de arte ( que busca uma associação com a estética e com o belo, dentro da maioria das escolas), é romper com conceitos históricos, sociais que o tema nos propõe. Abrir espaço para este diálogo entre a arte, o tema proposto e os indivíduos que fazem parte deste meio, é oportunizar uma reflexão do papel da arte no meio escolar, principalmente nas escolas inseridas em meios violentos.

"A morte, como força da natureza está presente em todos os tempos, e as diferenças de relações com esse fato eminente podem ser observadas a partir da cultura de cada povo. Os ocidentais tratam hoje a morte como tabu, não mais o sexo. A melancolia trazida pela presença da morte faz com que o homem a veja como um mal, tentando não pensar nela e no quanto ela é inerente a vida. Torna-se um assunto a ser evitado, quase obsceno".( GALESCO, Mirna.2011).[16]

 

O desenvolvimento deste tema dentro das oficinas de arte, busca um entendimento sobre a transformação das relações entre o indivíduo e o meio, e a produção artística deste indivíduo.

 "(...) os labirintos da mente humana, capazes de abrigar as mais diferentes formas de pensamentos e acenar para a humanidade com possibilidades infinitas, diante de um tema que ao ser evitado não se torna desencantado, muito pelo contrário. Leva todos os seres a refletirem e buscarem os sentidos particulares que suas existências e a morte têm para cada um. Trata-se do destino certo, tal qual a luta pela vida. Torna-se a pergunta sem resposta que a arte e a esperança humana vão tentar trazer em suas mais profundas expressões. Pois é onde a Morte se torna bela, na Arte. ".( GALESCO, Mirna.2011).[17]

 

 


CONSIDERÇÕES FINAIS

 

O presente trabalho servirá de embasamento teórico para o projeto VESTÍGIOS DE UMA VIDA, da artista plástica Cátia Cavalcanti, com a colaboração dos acadêmicos do curso de Artes Visuais, buscando o estudo e aprofundamento dos conceitos apresentados neste trabalho.

O desdobramento deste projeto, através dos vestígios das vidas e ausências, será desenvolvido e aprofundado no trabalho final de Pós Graduação do curso de Arte Educação, da acadêmica Andrea Regina Pavani.



[1] Artista Plástica, acadêmica do curso de Artes Visuais e do Projeto PIBID ARTES FEEVALE
[2] Acadêmica do curso de Artes Visuais e do Projeto PIBID ARTES FEEVALE
[3] Acadêmico do curso de Artes Visuais e do Projeto PIBID ARTES FEEVALE
[4] Acadêmica do curso de Artes Visuais e do Projeto PIBID ARTES FEEVALE
[5] Acadêmica do curso de Artes Visuais e do Projeto PIBID ARTES FEEVALE
[6] Mestre em Arte Educação, Professora e coordenadora do Projeto PIBID Artes Visuais FEEVALE.                                
[7] Professora e Supervisora do projeto PIBID Artes na E. M. E. F. Eugênio Nelson Ritzel, estudante do Curso de Pós graduação Arte Educação FEEVALE
[8] Doutora em Arte Educação, Professora do departamento de Artes Plásticas da ECA/USP e ex-diretora do MAC,  presidente do International Society of Education through Art (InSea).
[9] BARBOSA, Ana Mae, Texto de referência. Disponível em: http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=3182
 
[10] ARIÉS, Philippe. História da Morte no Ocidente. 1 ed. Ediouro-Sinergia, 2003.
[11] KRUG, Rosana. Hibridismo e Estesia no Livro de Artista.Uma reflexão entre arte e Semiótica.p. 5. (http://www.ufrgs.br/gearte/artigos/artigo_rosanakrug01.pdf)
_texto&cd_verbete=3182. Acesso em: 05 de outubro de 2013.
 
[15] (Tabor; Yalour, 2001, p.69).
[16] GALESCO, MIRNA. Resumo e Comentário: A história da Morte no Ocidente. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/resumo-e-comentario-a-historia-da-morte-no-ocidente-mirna-galesco/57245. Acesso em 05 de outubro de 2013.
[17] GALESCO, MIRNA. Resumo e Comentário: A história da Morte no Ocidente. Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/resumo-e-comentario-a-historia-da-morte-no-ocidente-mirna-galesco/57245. Acesso em 05 de outubro de 2013.

Planejamento


Plano de Aula

Data: 18 de outubro de 2013

Horário: 8hs às 10hs

Turma: Alunos do 4º ao 7º Ano

Objetivos:

·         Compartilhar valorizando a experiência de vida dos personagens que serão inseridos na obra da artista Cátia Cavalcanti.

·         Sondar oralmente os conhecimentos dos alunos sobre as personalidades apresentadas.

·         Pesquisar no laboratório de informática sobre a vida das personalidades para produção do trabalho proposto.

·         Desenvolver imagens, através do desenho e recorte que caracterizem a vida das personalidades.

·         Expressar-se através da dança e movimento relacionando com o tema proposto.

·         Desenvolver um mural, com pinturas de personagens de desnhos infantis, desenvolvidos pelos alunos com o auxílio do professor Luciano.

 

Conteúdos:

·         Relatos

·         Desenho

·         Colagem

·         Pesquisa no laboratório de informática

·         Dança

·         Pintura de mural sobre desenho animados

 

 

 

 

Procedimentos e atividades:

1º momento:

Explicação sobre a proposta de trabalho apresentando aos alunos os caixões com as personalidades. Cada aluno faz a escola do caixão que terá interesse em desenvolver a pesquisa no laboratório de informática.

 Sondagem do conhecimento dos alunos sobre as personalidades.

2º momento:

Pesquisa no laboratório de informática, sobre a vida das personalidades.

3º momento:

Desenvolvimento do trabalho de caracterização dos caixões, de acordo com a pesquisa realizada no laboratório de informática os alunos desenvolveram desenhos e colagens caracterizando os caixões recebidos.

4º Momento:

Parte dos alunos participará do projeto envolvendo dança, coordenado pela professora Elaine.

Desenvolvimento do projeto dança envolvendo o tema, apresentando os passos e a coreografia, buscando o desenvolvimento dos alunos de acordo com as suas possibilidades. As alunas receberam convite para apresentação no Festival de Criatividade da escola.

5º Momento:

Parte dos alunos participará do projeto envolvendo pintura de um mural sobre desenhos animados, coordenado pelo professor Luciano.

Recursos:

·         Aparelhos tecnológicos (computadores e seus programas), aparelho de som.

·         Caixões feitos com cartolina.

·         Lápis, borracha, folha A4 e lápis de cor.

·         Musica

·         Tinta acrílica, bisnagas de pigmento, tinta spray, para pintura de mural na escola.

 

Relatório e Avaliação:

Continuação da arte nos caixões,e estavam empenhados e com mais ideias.

Avaliação:

A oficina de hoje foi positiva com a criatividade dos alunos que cada vez mais estão ficando mais ciente da proposta pedida.

Plano de Aula

Data: 04 de outubro de 2013

Horário: 8hs às 10hs

Turma: Alunos do 4º ao 7º Ano

Objetivos:

·         Compartilhar valorizando a experiência de vida dos personagens que serão inseridos na obra da artista Cátia Cavalcanti.

·         Sondar oralmente os conhecimentos dos alunos sobre as personalidades apresentadas.

·         Pesquisar no laboratório de informática sobre a vida das personalidades para produção do trabalho proposto.

·         Desenvolver imagens, através do desenho e recorte que caracterizem a vida das personalidades.

·         Expressar-se através da dança e movimento relacionando com o tema proposto.

 

Conteúdos:

·         Relatos

·         Desenho

·         Colagem

·         Pesquisa no laboratório de informática

·         Dança

 

 

 

 

 

 

 

 

Procedimentos e atividades:

1º momento:

Explicação sobre a proposta de trabalho apresentando aos alunos os caixões com as personalidades. Cada aluno faz a escola do caixão que terá interesse em desenvolver a pesquisa no laboratório de informática.

 Sondagem do conhecimento dos alunos sobre as personalidades.

2º momento:

Pesquisa no laboratório de informática, sobre a vida das personalidades.

3º momento:

Desenvolvimento do trabalho de caracterização dos caixões, de acordo com a pesquisa realizada no laboratório de informática os alunos desenvolveram desenhos e colagens caracterizando os caixões recebidos.

4º Momento:

Desenvolvimento do projeto dança envolvendo o tema, apresentando os passos e a coreografia, buscando o desenvolvimento dos alunos de acordo com as suas possibilidades. As alunas receberam convite para apresentação no Festival de Criatividade da escola.

Recursos:

·         Aparelhos tecnológicos (computadores e seus programas), aparelho de som.

·         Caixões feitos com cartolina.

·         Lápis, borracha, folha A4 e lápis de cor.

 

Relatório e Avaliação:

Os alunos continuaram na caracterização dos caixões,observando os detalhes de cada um.

Avaliação:

A oficina foi bem produtiva com o empenho dos alunos em prol de unir a vida do artista com a proposta.

Planejamento


Pesquisar no laboratório de informática sobre a vida das personalidades Plano de Aula

Data: 27 de Setembro de 2013

Horário: 8hs às 10hs

Turma: Alunos do 4º ao 7º Ano

Objetivos:

·         Compartilhar valorizando a experiência de vida dos personage

·         Desenvolver imagens, através do desenho e recorte que caracterizem ns que serão inseridos na obra da artista Cátia Cavalcanti.

·         Sondar oralmente os conhecimentos dos alunos sobre as personalidades apresentadas.

·         para produção do trabalho proposto. a vida das personalidades.

·         Expressar-se através da dança e movimento relacionando com o tema proposto.

Conteúdos:

·         Relatos

·         Desenho

·         Colagem

·         Pesquisa no laboratório de informática

·         Dança

Procedimentos e atividades:

1º momento:

Explicação sobre a proposta de trabalho apresentando aos alunos os caixões com as personalidades como Van Gogh, Eugênio Nelson Ritzel, Cazuza, Raul Seixas, entre outros.

Sondagem do conhecimento dos alunos sobre as personalidades.

 

2º momento:

Pesquisa no laboratório de informática, sobre a vida das personalidades.

3º momento:

Desenvolvimento do trabalho de caracterização dos caixões, de acordo com a pesquisa realizada no laboratório de informática os alunos desenvolveram desenhos e colagens caracterizando os caixões recebidos.

4º Momento:

Introdução do projeto dança envolvendo o tema, apresentando a música e vídeos sobre como será o andamento da coreografia.

Recursos:

·         Aparelhos tecnológicos (computadores e seus programas)

·         Caixões feitos com cartolina.

·         Lápis, borracha, folha A4 e lápis de cor.

 

Relatório e Avaliação:

Ao entrarem em contato com a proposta de pesquisa e caracterizações dos caixões, os alunos demonstraram interesse pela proposta.

Sintetizaram a biografia das personalidades e desenvolveram as caracterizações de acordo com a pesquisa, valorizando o trabalho proposto.

Muitos foram os comentários sobre a pesquisa e a ampliação do conhecimento cultural dos alunos, pois as personalidades pesquisadas na maioria não faziam parte do vocabulário dos alunos.

Na atividade de dança, os alunos demonstraram facilidade na execução dos movimentos e entusiasmo pela aula. ( realizamos as aulas, com motivação inicial, alongamento inicial e final, ensaio da coreografia e atividade calmante de finalização.

Plano de Aula

Data: 23 de Agosto de 2013

Horário: 8hs às 10hs

Turma: Alunos do 4º ao 7º Ano

Objetivos:

·         Ouvir, expressar-se verbalmente, compartilhando e valorizando a experiência de vida dos colegas e professores através de técnicas de integração.

·         Conhecer a vida dos alunos, compartilhando falas que envolvam questões do cotidiano na comunidade onde vivem.

·         Apresentar imagens cômicas ligadas a morte para os alunos fazerem relações, bem como desenhos.

·         Criar uma representação sobre a morte partindo das imagens visualizadas, através do desenho.

Conteúdos:

·         Integração

·          Fotografia e vídeo

·         Relatos do cotidiano

·         Desenho

Procedimentos e atividades:

1º momento:

Será feita a apresentação da coordenadora, bem como dos acadêmicos para a turma, com uma breve explicação sobre o projeto e o que ocorrerá durante este semestre, cujo o tema morte.

2º momento:

 Os alunos relatam fatos do cotidiano, onde descrevem locais e acontecimentos de mortes das pessoas da comunidade, fazem uma reflexão sobre o tema proposto. Neste momento a professora organiza materiais e pesquisa que os alunos deverão trazer para a próxima aula. Cada aluno deverá trazer o nome e a fotografia de uma pessoa significativa na sua vida para início dos trabalhos.

3º momento:

Técnica de integração “Um garotinho chamado Amor”.

A acadêmica organizará as cadeiras em forma de um círculo, e em seguida passará no quadro as palavras e o gesto correspondentes a cada uma.

Gestos e palavras:

Garra= pula

Paz= aperto de mão

Amor= abraço

Sorriso= troca de lugar

Bem Vindos= bater palmas

Era uma vez um garotinho chamado amor. Amor sonhava sempre com a paz. Certo dia sonhou que a vida só teria sentido quando ele descobrisse a paz, e foi justamente nesse dia que Amor saiu à procura da Paz. Chegando ao colégio onde estudava, encontrou seus amigos que tinham um sorriso nos lábios e foi nesse momento que Amor começou a perceber que o sorriso dos amigos transmitia muita paz, pois sentiu que a paz existe no interior de cada um de nós basta terem um sorriso. E nesse momento, com seu pensamento voando, a turma gritou bem forte Amor, Amor, Amor! Você encontrou a paz que procurava? Amor respondeu com muita garra. Sim encontrei a paz, pois ela existe em cada um de n’os. Basta  saber dar um sorriso. Então traga a paz, o sorriso e a garra, para junto de nos. De um sorriso e sejam bem vindos!

 

 

 

4º Momento:

O professor Luciano, mostrará imagens do tema proposto, de uma forma cômica, para que os alunos tenham a liberdade, de desenvolver trabalhos utilizando o conceito da morte de várias formas.

A seguir será entregue folha A4, para cada aluno fazer um desenho sobre o tema proposto, representando a sua idéia de morte. Os trabalhos serão expostos no mural da escola.

Recursos:

·         Aparelhos tecnológicos ( câmera fotográfica, data show)

·         Slides sobre representação da morte.

·         Lápis, borracha, folha A4 e lápis de cor.

Relatório e Avaliação:

            No relato das histórias do cotidiano os alunos se expressaram de uma forma natural, relatando com detalhes vários assassinatos que ocorreram no bairro.

            Apesar, do tema ser algo forte, que mexe com os sentimentos de cada aluno, ao transpormos as imagens sátiras os alunos, através do desenho brincaram com o tema proposto.

Para muitos alunos o tema é algo do cotidiano e vivenciam situações de assassinatos no dia a dia alguns alunos demonstraram receio.

Nas falas sobre morte alguns alunos falaram sobre ausências na sua vida, pais que não faleceram mas são lembrados como ausentes.

           

 

Projeto " Vestigios de uma vida".

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

E.M.E.F. Projeto Olhares II-Agafos

Como continuidade do projeto anterior, Olhares II-Afagos surgiu a partir da necessidade do grupo escolhido de reconhecer-se e reconstruir-se no contexto escolar. Afirmando-se através da exploração das identidades próprias e de seus colegas.
Na primeira aula do projeto pedimos aos alunos que observassem suas mãos e as desenhassem, em diferentes posições. 
As cores usadas  para colorir representavam a alegria e satisfação em concluir a proposta.  Ao final cada aluno recortou suas mãozinhas e colocaram em um folha A3, dispondo-as  de forma aleatória.Os trabalhos foram expostos na sala de artes do PIBID e apreciados pelos alunos no final da atividade.Como segunda etapa do projeto, os alunos utilizaram gase gessada para realizar a tarefa.. Foi realizada uma explicação sobre o recurso a ser utilizado e feito um exemplo rápido com a mão da professora.
Seguido da explicação aos alunos, os mesmos foram separados em duplas. Cada aluno realizou a atividade na mão do outro colega. Assim o dono da mão podia apenas auxiliar na atividade, já que dispunha apenas de uma mão livre, pois a outra estava sendo decalcada. Cada professor conseguiu acompanhar uma dupla, assim podendo auxiliar no que fosse necessário. Os alunos gostaram de manipular materiais diversificados. Muitos alunos tinham dificuldade de manter a mão parada durante a secagem, o que acabou causando a quebra de algumas mãos que tiveram que ser coladas, enquanto outros estavam maravilhados com o procedimento e adorando manusear a gaze gessada. Em geral os alunos gostaram muito do resultado. Um aluno específico teve dificuldade para olhar sua mão após concluída, não queria ver o resultado final. Foi bastante relutante, porém quando colocamos a mão para a secagem, o aluno foi se aproximando aos poucos e assim observando todas as mãos, até chegar a sua. Ao final da aula este foi o último aluno a sair da sala, pois estava apreciando os decalques das mãos.
Na segunda aula os decalques voltaram para os alunos para que agora os mesmos colorissem artisticamente cada um, assim explorando sua criatividade. Foi disponibilizado para os alunos diversas tintas e os deixamos livres para que suas criatividades fruíssem. Ao final da aula, os alunos deixaram seus decalques secando e organizaram a sala de artes. Após a arrumação foi realizada uma confraternização, simbolizando o final da atividade e o Dia das Crianças que seria no sábado dia 12/10. Os alunos ganharam refrigerante, bolo, cookies, bolachinhas e pizza. Os alunos comeram com muita tranquilidade e enquanto saboreavam o lanche, conversaram entre eles e com os professores. Os professores confraternizaram junto com os alunos, assim estreitando os laços.