Neste dia Graciela começou o estágio com os alunos da oficina do Pibid,após explicar a todos o projeto ao alunos ela passou um power point sobre Arte postal,onde os alunos conheceram os meios de comunicação.O projeto inicia-se com cada aluno escolhendo um presonagem onde irá desenvolver o desenho,pintura e enviado posteriormente a outra escola .
.

O Pibid promove a integração da universidade com a comunidade. Aprimorando a formação dos estudantes , que tem a oportunidade de experimentar a iniciação à docência nas escolas públicas da região. Contribui também para a melhoria da qualidade das instituições onde eles atuam e dos próprios cursos de licenciaturas da Universidade
segunda-feira, 13 de maio de 2013
Dia 26.04.13
Neste dia Graciela começou o estágio com os alunos da oficina do Pibid,após explicar a todos o projeto ao alunos ela passou um power point sobre Arte postal,onde os alunos conheceram os meios de comunicação.O projeto inicia-se com cada aluno escolhendo um presonagem onde irá desenvolver o desenho,pintura e enviado posteriormente a outra escola .
Neste dia Graciela começou o estágio com os alunos da oficina do Pibid,após explicar a todos o projeto ao alunos ela passou um power point sobre Arte postal,onde os alunos conheceram os meios de comunicação.O projeto inicia-se com cada aluno escolhendo um presonagem onde irá desenvolver o desenho,pintura e enviado posteriormente a outra escola .
quinta-feira, 9 de maio de 2013
Oficina Figura Humana e Oficina Arte Postal-E.M.E.F. Arnaldo Grin
Iniciamos um trabalho paralelo com parte da turma do 5º ano. Trata-se do trabalho de conclusão de curso da acadêmica Taciana Marques que norteará a construção da figura humana, e neste primeiro encontro os alunos vivenciaram a arte pré-histórica. Foi construida uma caverna em tecido TNT preto, onde no fundo colocamos papel pardo para simular o desenho nas paredes de uma caverna pré-histórica.De início foi exibido um power point sobre a arte pré-histórica e um vídeo que mostrou como era a vida naquela época. Em seguida, cada aluno recebeu uma lanterna, simulando o fogo, e entraram em pequenos grupos dentro da "caverna" para desenhar nas paredes da caverna!
Alguns entenderam a proposta, de contar uma pequena história, narrando caracteristicas daquela época. Outros desenharam vestimentas atuais e desenhos que fugiam um pouco da temática. Usaram papel pardo como suporte e carvão como instrumento de desenho.
Demos continuidade ao trabalho ,onde os alunos experienciaram o uso de penas para desenhar, tendo como foco principal a sua figura. Usaram naquim e folha A3 como base.

Paralelamente, na outra parte da turma, continuamos com os trabalhos de arte postal. Desta vez, os alunos tiveram o contato com cartões postais e com a arte postal de fato, visualizando o processo de criação de um cartão e das inúmeras possibilidades de criação. Cada aluno ganhou uma espécia de ''kit cartão postal'', que continha 1 carimbo, adesivos e o cartão cortado no formato retangular.
Disponibilizamos revistas para recortes, adesivos diversos, carimbos e material para desenho.
Alguns entenderam a proposta, de contar uma pequena história, narrando caracteristicas daquela época. Outros desenharam vestimentas atuais e desenhos que fugiam um pouco da temática. Usaram papel pardo como suporte e carvão como instrumento de desenho.
Demos continuidade ao trabalho ,onde os alunos experienciaram o uso de penas para desenhar, tendo como foco principal a sua figura. Usaram naquim e folha A3 como base.

Paralelamente, na outra parte da turma, continuamos com os trabalhos de arte postal. Desta vez, os alunos tiveram o contato com cartões postais e com a arte postal de fato, visualizando o processo de criação de um cartão e das inúmeras possibilidades de criação. Cada aluno ganhou uma espécia de ''kit cartão postal'', que continha 1 carimbo, adesivos e o cartão cortado no formato retangular.
Disponibilizamos revistas para recortes, adesivos diversos, carimbos e material para desenho.
sexta-feira, 26 de abril de 2013
Arte e Dança.
A aula começou com um dia bem alegre da turma as alunas foram separadas em duplas e foi explicado as atividades para aula. E também coloriram desenhos de bailarina para colocar nas suas camisetas que serão apresentadas para sua apresentação de dança.
Essa tal Arte Postal- E.M.E.F. Arnaldo Grin
Nesta semana demos continuidade com a aula 1 do estágio da acadêmica Claudia Brentano. Foi exibido aos alunos um power point com texto informativo sobre Arte Postal e imagens de cartões postais de artistas, coletivos de arte e alunos.Nós organizamos a turma por grupos de 3 alunos, onde cada grupo recebeu uma folha A3, com a proposta de cada um identificar-se em um desenho coletivo, mostrando sua personalidade e suas preferências. A tarefa de início gerou certa tensão, pois muitos alunos nunca tinham trabalho com uma folha A3 e também não costumavam desenhar
em grupo. Alguns grupos saíram-se super bem na tarefa, desempenhando um trabalho organizado e criativo,com muita motivação.
em grupo. Alguns grupos saíram-se super bem na tarefa, desempenhando um trabalho organizado e criativo,com muita motivação.
sexta-feira, 19 de abril de 2013
Sondagem com os alunos- E.M.E.F Arnaldo Grin
As atividades começaram e neste ano vamos ter a oportunidade de vivenciar um estágio e um TCC.
Na última oficina fizemos as sondagens com os alunos que participarão do estágio da acadêmica Claudia Brentano. Ela tratará do tema ''Arte Postal'', onde os alunos entenderão como funciona a questão dos correios, a criação dos postais de âmbito artístico, como teve início essa arte,entre outros, para enfim criarem seus postais. No final trocarão estes postais com alunos de outra escola que também faz parte do PIBID, fazendo então essa troca de experiências.
Perguntas do tipo "O que conheces por arte?" e "Já enviou ou recebeu alguma carta?" , e a proposta de fazer um desenho onde o aluno aparecesse, fizeram parte da sondagem.
![]() |
exemplo de Arte Postal |
![]() |
exemplo de Arte Postal |
Perguntas do tipo "O que conheces por arte?" e "Já enviou ou recebeu alguma carta?" , e a proposta de fazer um desenho onde o aluno aparecesse, fizeram parte da sondagem.
domingo, 7 de abril de 2013
Início das Oficinas- E.M.E.F. Arnaldo Grin
Na última terça-feira iniciamos as oficinas com os alunos do 5º ano, em uma turma de aproximadamente 30 alunos.
Nos apresentamos e pedimos que cada um se apresentasse e nos contasse o que pensa a respeito da arte, se gosta, se conhece alguma técnica, entre outros.
Conversamos a respeito das atividades que acontecerão no decorrer do ano e como funcionará.
Como primeira atividade propomos um ''desenho coletivo'', que serviu como uma espécie de sondagem, e que funcionou da seguinte forma: cada aluno recebeu uma folha em branco e material para desenho; em seguida explicamos que em mais ou menos 2 minutos cada um começaria um desenho do seu gosto; ao toque dos 2 minutos, eles deveriam passar os seus desenhos para o colega de traz, para ele então continuar desenhando,e assim sucessivamente, até o aluno receber o seu próprio desenho.
A tarefa deu-se de forma organizada e muito divertida. No final os alunos se espantaram com a finalização dos seus desenhos, que tiveram contribuição de vários colegas. Perceberam que cada um pensa de uma forma diferente e possui uma visão diferente também.
Nos apresentamos e pedimos que cada um se apresentasse e nos contasse o que pensa a respeito da arte, se gosta, se conhece alguma técnica, entre outros.
Conversamos a respeito das atividades que acontecerão no decorrer do ano e como funcionará.
Como primeira atividade propomos um ''desenho coletivo'', que serviu como uma espécie de sondagem, e que funcionou da seguinte forma: cada aluno recebeu uma folha em branco e material para desenho; em seguida explicamos que em mais ou menos 2 minutos cada um começaria um desenho do seu gosto; ao toque dos 2 minutos, eles deveriam passar os seus desenhos para o colega de traz, para ele então continuar desenhando,e assim sucessivamente, até o aluno receber o seu próprio desenho.
A tarefa deu-se de forma organizada e muito divertida. No final os alunos se espantaram com a finalização dos seus desenhos, que tiveram contribuição de vários colegas. Perceberam que cada um pensa de uma forma diferente e possui uma visão diferente também.
Um bom início à todos!
sexta-feira, 15 de março de 2013
Atividades de fevereiro/2013- Leitura e apresentação de artigos.
No mês de fevereiro cada escola participante recebeu um artigo relacionado à questões que lidamos no nosso cotidiano escolar.
Temas como desenhos estereotipados, as imagens do nosso dia-a-dia, meio ambiente e cultura visual, foram apresentados e debatidos pelos colegas, onde foi possível comparar as experiencias dos autores com as que enfrentamos na escola onde atuamos.
Seguem os artigos:
Um mundo de imagens para ler
http://revistaescola.abril.com.br/arte/fundamentos/mundo-imagens-ler-426380.shtml
Desenhos Estereotipados: um mal necessário ou é necessário acabar com esse mal?
http://artenaescola.org.br/sala-de-leitura/artigos/artigo.php?id=69343&\desenhos_estereotipados_um_mal_necessario_ou_e_necessario_acabar_com_este_mal
A Cultura Visual no Ensino de Arte Contemporâneo: singularidades no trabalho com as imagens
http://artenaescola.org.br/sala-de-leitura/artigos/artigo.php?id=69354&\a_cultura_visual_no_ensino_de_arte_contemporaneo_singularidades_no_trabalho_com_as_imagens
E no futuro, existirão primaveras? Talvez, se com Arte ampliarmos o olhar sobre a natureza
http://artenaescola.org.br/sala-de-leitura/artigos/artigo.php?id=69401&\e_no_futuro_existirao_primaveras_talvez_se_com_arte_ampliarmos_o_olhar_sobre_a_natureza
Nosso ano recomeça. Em breve teremos os relatos das oficinas que começaram esse mês ou começarão em abril.
Estamos planejando para proporcionar aos alunos um ano cheio de arte e de muita criatividade!
Temas como desenhos estereotipados, as imagens do nosso dia-a-dia, meio ambiente e cultura visual, foram apresentados e debatidos pelos colegas, onde foi possível comparar as experiencias dos autores com as que enfrentamos na escola onde atuamos.
Seguem os artigos:
Um mundo de imagens para ler
http://revistaescola.abril.com.br/arte/fundamentos/mundo-imagens-ler-426380.shtml
Desenhos Estereotipados: um mal necessário ou é necessário acabar com esse mal?
http://artenaescola.org.br/sala-de-leitura/artigos/artigo.php?id=69343&\desenhos_estereotipados_um_mal_necessario_ou_e_necessario_acabar_com_este_mal
A Cultura Visual no Ensino de Arte Contemporâneo: singularidades no trabalho com as imagens
http://artenaescola.org.br/sala-de-leitura/artigos/artigo.php?id=69354&\a_cultura_visual_no_ensino_de_arte_contemporaneo_singularidades_no_trabalho_com_as_imagens
E no futuro, existirão primaveras? Talvez, se com Arte ampliarmos o olhar sobre a natureza
http://artenaescola.org.br/sala-de-leitura/artigos/artigo.php?id=69401&\e_no_futuro_existirao_primaveras_talvez_se_com_arte_ampliarmos_o_olhar_sobre_a_natureza
Nosso ano recomeça. Em breve teremos os relatos das oficinas que começaram esse mês ou começarão em abril.
Estamos planejando para proporcionar aos alunos um ano cheio de arte e de muita criatividade!
Assinar:
Postagens (Atom)