.

.
O Pibid promove a integração da universidade com a comunidade. Aprimorando a formação dos estudantes , que tem a oportunidade de experimentar a iniciação à docência nas escolas públicas da região. Contribui também para a melhoria da qualidade das instituições onde eles atuam e dos próprios cursos de licenciaturas da Universidade

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Imagem de exposição de trabalhos Projeto de Experimentos Serigráficos Escola Adolfina

A exposição aconteceu no refeitório da Escola Adolfina onde todos os trabalhos feitos durante o projeto foram expostos.

Grupo de acadêmicos participantes do Projeto PIBID realizam confraternização...lembranças que não serão esquecidas.

Grupo PIBID com parte da equipe diretiva da Escola







terça-feira, 25 de dezembro de 2012

vivências:Escola Adolfina

O ano vai se encerrando e vamos aos poucos sentindo saudades dos processos que vão chegando ao fim,como o que foi realizado com os alunos do 9º ano que se formaram no ensino fundamental da escola Adolfina e participaram durante este ano do projeto de Serigrafia no Projeto PIBID.
Com certeza além da saudade ficam as lembranças que tivemos das aprendizagens,dos processos que também sofremos como acadêmicos de construir um projeto tão diferenciado na escola, de podermos criar vínculos de amizades também  e esperamos que os alunos sigam um bom caminho e nós como grupo PIBID Adolfina esperamos estar juntos no próximo ano construindo novos projetos junto a esta escola que nos acolheu tanto.
Abaixo alguns relatos de nossos queridos alunos escritos sobre as oficinas:

 Josué Rodrigues:“Bom, na minha opinião o Projeto PIBID  é um grande incentivo pra quem  quer seguir em alguma carreira artística.E nesse bom tempo que estou no projeto eu aprendi várias coisas como saber pintar melhor os desenhos,como se faz serigrafia nas camisetas etc ...O passeio na Feevale foi super bacana aprendi novas coisas e fiz amizades,e aprendi que é sempre bom aprender coisas novas.” Valnir Vieira,14 anos:“ É muito legal,pois aprendi que estêncil é muito mais fácil que serigrafia e que nos dois projetos precisamos de muita paciência pois é demorado e requer muita atenção.Visitamos duas vezes a Feevale para colocar em prática,as monitoras deram muita atenção e teve muitos materiais legais para se trabalhar. Mas foi muito bom nós como alunos do projeto gostamos muito,pois ganhamos todos os materiais gratuitos.” Larissa santos,14 anos:“Eu achei bem legal e muito difícil também,mas com o tempo a gente se acostumou. Gostei muito das minhas obras e também o tempo que nós passamos juntos foi super iper mega legal. Também gostei das duas vezes que fomos no laboratório de estêncil da Feevale,aprendemos bastante e curti bastante.”Miriã Beatriz de Souza:“Eu Miriã quando comecei a fazer o PIBID  eu estava anciosa, quando teve a primeira aula nós nos conhecemos e na segunda aula nós começamos a trabalhar com estêncil,foi super legal,e as professoras são super educadas e legais,queridas...depois que nós nos começamos a trabalhar com estêncil nos fomos fazer visita no ateliê da Feevale,lá nos fomos bem recebidos e eu gostei muito de tudo lá. Depois de algumas semanas nós fomos lá na Feevale para fazer a tela de serigrafia,quanod comecei a fazer a tela foi super divertido e depois quando terminei a tela,ela tinha ficado bem,eu gostei bastante de ir na Feevale.Eu sempre vou lembra do projeto PIBID  com muito carinho e dos professores também."

PIBID Adolfina participa de "CAMINHADA DE LUZ PELA PAZ”



Natal é época de paz,de verdade e de luz. A luz da Escola Adolfina foi levada para a comunidade em uma caminhada onde o verdadeiro sentido do Natal devia prevalecer,o de levar luz a quem estivesse na escuridão,alegria a quem estivesse triste,motivação a quem já não acredita mais....Natal é tempo de renovarmos as nossas esperanças, de acreditarmos que se cairmos podemos nos levantar e começar tudo de novo....Nos sentimos muito felizes de participar de momentos tão especiais...

Exposição na Escola Adolfina


Exposição dos trabalhos de artes realizados do grupo PIBID. A oficina encerrou com uma exposição dos trabalhos dos alunos na escola. Lá puderam ver que essa técnica não é tão comum quanto parece, que as pessoas não sabem como trabalhos tão lindos são construídos. Orgulhosos explicavam e nós, felizes, observávamos. Todos os trabalhos foram organizados para a exposição no refeitório da escola, muro das séries iniciais, e mural do PIBID na entrada para os pisos superiores.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Venham participar de Exposição na Escola Adolfina

Grandes momentos merecem ser mostrados e apreciados. Nesta próxima semana,dia 18 de dezembro acontecerá a exposição de todos os trabalhos feitos durante este ano pelo projeto PIBID na Escola Adolfina. Serão expostos trabalhos em madeira,MDF,painéis com pintura em spray ,tecidos bem como todo o processo de estêncil e serigrafia realizado pelos alunos. Serão mostrados também as pinturas sobre castelos em muro da escola. Todas as lembranças deste projeto  poderão ser visualizadas em recursos visuais durante o evento.


Escola Adolfina termina oficina de Serigrafia com camisetas e bancos


Foram realizadas impressão nos bancos da escola com os estêncil feitos durante as oficinas pelos alunos que ficaram de lembrança da Passagem do projeto de serigrafia na Escola Adolfina. Os alunos também  terminaram a confecção de serigrafias em suas camisetas. Cada aluno escolheu um desenho para fazer e a posição que queria em sua camiseta bem como a cor.
Todos ficaram realizados ao verem  as suas produções em suas camisetas e perceberam que todo o esforço valeu a pena.


Oficineiros da Escola PIDIB constroem artigo sobre processo de serigrafia

Durante este ano muitas foram as realizações na Escola Adolfina. Além de todo o carinho da escola o grupo realizou todo o trabalho sendo auxiliado pela Supervisora Nara,que nos apoiou e contribui para que todas as atividades fossem possíveis de serem realizadas. Todo o trabalho  deu origem ao artigo Ensino de arte e experimentos serigráficos: possibilidades de criação com alunos no projeto PIBID supervisionado por Nara Eliete Gomes Borowski e escrito por Andresa Costa Reis,Joice Idaiane da Silva e Nilda Griza de Carli que relata como todo o processo durante as oficinas.
quem ler terá a oportunidade de ver quais as dificuldades encontradas bem como as alternativas de como trabalhar em forma de oficina a técnica de serigrafia.








ALUNOS DO PIBID ADOLFINA NA UNIVERSIDADE FEEVALE


No dia 23 novembro fomos na Universidade FEEVALE campus I, no período da tarde para a realização de uma oficina de serigrafia no ateliê 01. Chegando lá finalizamos os desenhos e preparamos o papel com vaselina liquida que os alunos levaram para imprimir na tela de serigrafia. Tivemos auxílio de dois alunos da disciplina de serigrafia, na hora de imprimir os desenhos nas telas, logo após, começamos a impressão nos tecidos que foi um sucesso.
A intenção de todo esse processo era a construção de camisetas com a técnica que mesmo sendo difícil e minuciosa foi de encontro com as necessidades que eles tinham. O receio que tínhamos era que os alunos não conseguissem seguir a sequência da técnica, que não gostassem. Mas enquanto gravaram as suas telas demonstraram que a técnica foi a melhor escolha que fizemos, pois aprendemos junto com eles a sermos pacientes, e a esperar. Mas por que esperar? Talvez para adultos isso seja uma tarefa fácil, mas não para adolescentes que querem tudo para ontem. Vê-los observando como tudo era feito, fazendo tudo o que era pedido nos impressionou e deixou-nos uma lição:
Quando queremos fazer algo, mesmo que seja difícil em sala de aula devemos tentar. Quando estávamos realizando o projeto percebemos que outras ideias vinham surgindo mas, neste momento percebermos que tínhamos de nos focar, e o nosso foco eram eles, os alunos. Quantas vezes mudamos atividades para facilitar a aprendizagem e também quantas vezes pensamos que não iriamos conseguir trabalhar com serigrafia. Foi isso que nos motivou, o medo, a vontade.
As atividades foram filmadas no ateliê, isso fez com que ficassem mais orgulhosos do que estavam fazendo.

As fotos abaixo são momentos durante a oficina de gravação de tela:







terça-feira, 4 de dezembro de 2012

E.M.E.F. Arnaldo Grin - Última atividade do ano

Hoje finalizamos as atividades na escola e com as turminhas do 5º ano.
Confeccionamos, junto aos alunos, uma pequena lembrança de Natal para cada  um.
Tratava-se de uma garrafa pet cortada, onde dentro ia uma tirinha de papel com uma mensagem natalina. Colocamos balas e entregamos hoje aos alunos.


Todos adoraram a ideia de transformar uma simples garrafa em um potinho ou porta-trecos! Alguns já tinham até uma finalidade para o potinho!!

E assim encerramos as atividades do ano de 2012. Desejamos a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo, cheio de alegria, paz, amor e muita,mas MUITA arte!